Comprar porcelanato no DF. Dicas sobre pisos (porcelanatos ou cerâmicas).

Atualizado: 30 de Jan de 2020

Está na dúvida se porcelanato barato é bom?


Vamos adiantar algumas dicas para que você possa ter mais conhecimento antes de ir à loja de materiais de construção.


Qual é a maior dúvida quando se trata de escolher o piso ideal para a sua casa, loja ou escritório? Qualquer porcelanato vai servir? Todo porcelanato é igual? Porcelanatos mais baratos são ruins?


Neste artigo, vamos dar dicas que vão te ajudar muito para que você possa chegar no seu fornecedor já com ótimos conhecimentos sobre porcelanatos para a sua edificação.


Porcelanatos para área externa

Durante a obra, mesmo que no início, o tipo, modelo, cor, textura de pisos e revestimentos já começam a fazer parte do leque de dúvidas que cerca a maior parte das pessoas, que estão realizando o sonho da casa ou da loja nova.


De início, já posso dizer que não é "bicho de sete cabeças". Basta entendermos alguns fatores que podem influenciar na escolha do porcelanato para a área externa ou interna, que melhor se encaixa na sua necessidade, inclusive, no seu orçamento.


Porcelanato é diferente de pisos cerâmicos


Vamos entender um pouco sobre esses dois tipos de pisos ou revestimentos.


Quanto ao acabamento


Uma das diferenças é quanto ao acabamento. Normalmente, porcelanatos são mais bem acabados e assentam melhor quando instalados. Isso porque são colocados com um espaçamento bem menor (1 a 2 mm) exigindo menos rejunte.


Contudo, se você procura uma maior diversificação entre um e outro, os pisos ou revestimentos cerâmicos saem na frente, pois são encontrados com em um número bem maior de estampas e cores.


Quanto à resistência


Quanto à resistência, os porcelanatos também saem na frente. Isso é explicado pelo seu processo de fabricação e sua composição.


Os porcelanatos, como o próprio nome já diz, têm, na sua composição, uma quantidade expressiva de porcelana + uma parte de argila e alguns produtos químicos.


São queimados a uma temperatura nem mais alta (até 1200 graus). Isso confere tanto mais robustez quanto melhor acabamento.




  • Vantagens do porcelanato - Maior resistência; absorvem menos água; menos perigo de mancharem; mais estilo; acabamento mais refinado.

  • Desvantagens do porcelanato - custo mais alto tanto das peças quanto da mão de obra; menos opções de cores e estampas.

  • Vantagens do piso cerâmico - Mais estampas e cores; preço mais baixo tanto nas peças quanto na mão-de-obra.

  • Desvantagens do piso cerâmico - Menos resistente; maior absorção de água.



Observação: dependendo do conceito, do contexto, do resultado estético que o ambiente e a obra exige, cerâmicas são muito bem vindas. Isso pode ocorrer se o estilo da sua obra for mais moderno ou mais retrô.

Exemplo: caso você goste e queira uma cozinha com um toque mais caipira, uma área de laser mais com estilo rural, as cerâmicas serão muito bem vindas. Portanto, há uma diferença de estética e ambientação importante a ser observada também.


Quanto à Absorção de Água


Há uma diferença também significativa que é a absorção de água. Pisos cerâmicos absorvem mais água. A absorção dos pisos comuns variam entre 1 e 3% de água, o que torna piso mais suscetível à manchas.


Normalmente, os porcelanatos absorvem entre 0 e 0,5% (meio porcento) de água, tonando-os bem mais resistentes quanto ao surgimento de manchas.